quinta-feira, 4 de agosto de 2011

HISTÓRICO

HISTÓRICO



IRMÃS DA PROVIDÊNCIA DE GAP

As Irmãs da Providência de GAP são as mantenedoras do Centro Social São José. Trata-se de uma congregação religiosa presente no Brasil desde 1904 lutando pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. É constituída de uma Diretoria que a administra e da qual se deriva todas as ações de interesse comum. Desde a chegada ao Brasil diversos trabalhos já foram realizados visando o bem estar das crianças e adolescentes da região. Entre os principais projetos desenvolvidos estão as oficinas de capacitação, atendimento em reforço escolar, ensino de ofícios como artesanato, crochê, tricô e trabalhos com reciclagem de lixo utilizando o que a própria comunidade dispõe alèm do oferecimento de práticas esportivas a população local como natação, futebol e basquetebol. Essas são as principais atividades durante esses mais de 100 anos de existência, sendo que desde 1946 elas se concentram no Centro Social São José o qual pretende expandir os trabalhos para um melhor atendimento qualitativo e quantitativo.

QUEM SOMOS

Em 1946 deu-se o início dos trabalhos da Promoção Social São José (conf. Art. 32 do Estatuto Social da Mantenedora - Casa Padre Moye), abrangendo todas as obras sociais da Casa Padre Moye (entidade filantrópica sem fins lucrativos, da Congregação das Irmãs da Providência de GAP), espalhadas em algumas cidades do Brasil. O objetivo principal é atender a população carente de recursos humanos e materiais, por meio do trabalho de integração de forças, da utilização dos próprios recursos da comunidade atendida, juntamente com a evangelização.

Entre as obras, destaca-se o CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ (filial da Casa Padre Moye), que realiza suas atividades desde 1984. Até 1998 funcionou em um cômodo apenas, e após grandes esforços, em 1999, construiu sua sede própria, no Bairro do Limão, local de sua atuação social.

O objetivo principal é a educação e promoção da criança e do adolescente, baseado no lema: “Nada é mais importante do que a educação da juventude, pois dela depende toda a vida” (Beato João Martinho Moye – Fundador da Congregação das Irmãs da Província de GAP – 1764).

NOSSA MISSÃO

Atuar diretamente na educação das crianças e dos adolescentes, atendendo de 7 à 17 anos, do Bairro do Limão, em situação sócio-econômica desfavorável e preparando-as para o mercado de trabalho, para assumir as responsabilidades familiares e para o exercício da cidadania.

NOSSA VISÃO

Buscar permanentemente excelência nos serviços prestados, promover o crescimento da comunidade e principalmente beneficiar nosso público alvo, em termos quantitativos e qualitativos.

LOCALIZAÇÃO

Rua João Leocádio, 86 – Bairro do Limão – São Paulo – CEP 02556-180 – Tel.: 3955-1011 – E-mail: centrosocialsaojosé@hotmail.com

FOTOS DA IRMÃS

Páscoa 2009

festa junina

Chacara 2008

Noite Cultural

BEM VINDOS AO CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ


As Irmãs da Providência de GAP são as mantenedoras do Centro Social São José. Trata-se de uma congregação religiosa presente no Brasil desde 1904 lutando pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. É constituída de uma Diretoria que a administra e da qual se deriva todas as ações de interesse comum. Desde a chegada ao Brasil diversos trabalhos já foram realizados visando o bem estar das crianças e adolescentes da região sendo que desde 1946 essas ações se concentram no Centro Social São José, o qual pretende expandir os trabalhos para um melhor atendimento qualitativo e quantitativo.

Entre os principais projetos desenvolvidos nestes mais de 100 anos de experiência estão:






• Oficinas de capacitação

• Atendimento em reforço escolar

• Ensino de ofícios como artesanato, crochê, tricô, bordado e tapetes.

• Trabalhos com reciclagem de lixo utilizando o que a própria comunidade dispõe

• Práticas esportivas como natação, futebol e basquetebol

• Aulas de Música

• Aulas de Informática

• Aulas de Espanhol e Inglês.

• Atendimento Psicológico em grupo ou individual

• Aulas de Cidadania e sociedade


Em todas as atividades são desenvolvidos:

1. Igualdade, interesse, gratidão, participação, união, carinho, disciplina, amor, alegria, compromisso, amizade, educação.

2. Assumir o pertencer á família do Centro Social São José: funcionários, voluntários, instituição e alunos contribuindo para a visão de vida em comunidade e em núcleo familiar.

3. Oferecer e desenvolver uma educação integrada(pessoal, humana, social e artística).




A partir do dia 01/01/2011, o Centro Social São José buscando fornecer aos seus atendidos uma melhor qualidade no que se refere a alimentação, material pedagógico, recursos humanos, estrutura de trabalho e acesso a formação, assina termo de convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo, passando assim a fazer parte de rede de proteção social do mesmo município.